quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Destaques e decepções em 2010



Por: Paulo Vitor Moraes

Ao falarmos de destaques no futebol brasileiro em 2010, somos quase que obrigados a citar o Santos. Ganso, Neymar, André, Robinho...destaques não faltaram no alvinegro praiano neste ano. Com um futebol encantador, e que há muito tempo não se via, o peixe conquistou os amantes do futebol, relembrando a época áurea de Pelé e Cia.
Com o técnico Dorival Jr. e seus guris, o Santos conquistou dois títulos no primeiro semestre, o Campeonato Paulista e a Copa do Brasil. No segundo semestre o peixe só administrou.
Outro time que merece destaque é o Fluminense, que após um ano de 2009 muito sofrido, no qual brigou contra o rebaixamento até a última rodada, se livrando após uma arracanda fantástica, o clube carioca conquistou o título do Campeonato Brasileiro de 2010 de forma mais do que merecida. Os destaques no Flu foram o já consagrado Muricy Ramalho e o argentino Dario Conca, que atuou em todas as partidas do time no campeonato.
Na Série B, congratulações ao Coritiba, que deu a volta por cima, após o rebaixamento em 2009 com muita confusão envolvendo sua torcida, e que em conseqüência disso trouxe prejuízos ao coxa, como a perda de mando de campo. Outros times que merecem destaque e que podem se considerar campeões foi o Figueirense, Bahia e o América-MG, que também conseguiram a ascensão à elite do futebol brasileiro.
Decepções também não faltaram nesse ano que se encerra. Acredito que a mais dolorida de todas foi a Seleção brasileira de Dunga, na África do Sul.
Com um futebol pragmático a seleção foi eliminada nas quartas de final contra a Holanda, e viu todo um trabalho de quatro anos ir por terra.
Decepção também foi o centenário corintiano, que mais uma vez ficou sem a tão sonhada Libertadores, mesmo com muitos investimentos e o Internacional nos Mundial, que menosprezou o surpreendente Mazembe, e foi eliminado nas semi-finais pelo time africano.
No mais, desejar que o ano de 2011 seja de muita evolução para o futebol brasleiro. Principalmente com relação à Copa do Mundo de 2014, que exige uma organização e uma rapidez maior nas obras, para que tudo esteja pronto nos prazos exigidos pela FIFA.

Um feliz ano novo a todos!

7 comentários:

  1. COMO DIRIA A PLACAR O DESTAQUE DO ANO É O ACESSO DO BAHIA. DO PONTO DE VISTA INTERNACIONAL, A FÚRIA, COM SEU PRIMEIRO E MERECIDO TÍTULO MUNDIAL, É SEM DÚVIDA UM DESTAQUE.

    ResponderExcluir
  2. Bom dia!

    Bom blog, e que você tenha um feliz 2011 também.

    Na minha opinião, do que você citou, o Flu foi o destaque positivo, pela arrancada do ano passado e pelo título desse ano. E o Corinthians foi o negativo, por, mais uma vez, não ter conquistado a Libertadores.

    Aguardo visitas ao meu blog.

    Abraço!

    E-MAIL: kaique.pedaes@r7.com
    MSN: pedaess@gmail.com
    LINK: net-esportes.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Paulo, ótimo balanço do ano de 2010. Creio que o ano de 2010 foi positivo para o futebol brasileiro, principalmente para a seleção que precisa ser renovada.

    www.maniacosdofutebol.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Fluminense,Coritiba e Santos sem dúvidas foram os destaques do ano.

    abraços!

    fluminensetricolorguerreiro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Como alguém consegue dar "destaque" até aos de sungunda divisão e só consegue ver a decepção do CUrinthians na libertadores e não consegue ver os méritos do INTER na libertadores? E por que do inter só se dá o destaque NEGATIVO do mundial e não os méritos do Mazembe? é por que é muito superior a ponto de considerar obrigação que ganhe sempre tudo? O Inter ganhou o brasileiro sub-23 INVICTO E 100% e nem uma linha? Inovou com a maior eleição mundial de clubes pra escolher a diretoria e ao contratar o CEO e nem uma linha?

    ResponderExcluir
  6. É verdade, deve ser mais um paulista escrevendo neste Blog, destacam que o corinthians nao ganhou a libertadores e nao destacam que o Internacional foi campeao e ainda pior, destacaram que o Internacional perdeu o mundial. Ta na hora de tomar vergonha na cara de voces seus Corinthianos invejosos. NUNCA ganharam uma libertadores e NUNCA vão ganhar, porque teu time nao tem organizaçao e só vive de FLASHES. Voces realmentes são muito ruins. Segunda maior torcida do Brasil, nao tem titulo internacional e nem estadio. QUE VERGONHA ESSA PESSOA QUE POSTOU ISSO NO BLOG. ADEUS CORINTHIANS AFUNDADO NA LAMA.

    ResponderExcluir
  7. A eliminação pro Mazembe é destaque, mas a conquista da Libertadores não é destaque?
    Quer dizer que um time que venceu a nobre Copa do Brasil é destaque, o que venceu a Libertadores, maior competição da América, não?!

    ResponderExcluir