terça-feira, 29 de junho de 2010

E a FIFA recuou...



Por: Paulo Vitor Moraes


Depois da pressão sofrida por meios de comunicação e seleções prejudicadas, o presidente da entidade máxima do futebol, Joseph Blatter, veio a público pedir desculpas pelos erros cometidos pela arbitragem em duas partidas pelas oitavas-de-final da Copa do Mundo. Tudo bem que com um pouco de atraso, mas pelo menos o mandatário reconheceu.
Acho que o mais importante nesse pronunciamento foi ver o Blatter recuar ao falar que a FIFA irá repensar a possibilidade de utilizar recursos tecnológicos para auxiliar os árbitros. Já era tempo! Não se pode mais ver erros grotescos sendo cometidos no torneio mais importante do mundo.
Acho que Blatter teme que se coloque em cheque a credibilidade das arbitragens, por isso pode voltar atrás com relação ao uso da tecnologia.
Outro fato que me intriga é a super-proteção aos árbitros que erraram. Tudo bem que não se pode colocá-los em exposição num momentos em que as críticas estão sendo feitas com toda força , e nem execrá-los em praça pública, mas que os mesmos ao terminar o torneio, venham a público também pedir desculpas pelos erros já que duas seleções PODERIAM ter seguido no torneio, se não fosse as trapalhadas.
É lógico que erros sempre irão existir, já que são humanos, mas não precisava ter ocorrido tudo isso para que a FIFA pelo menos pensasse na possibilidade de usar a bola com chip ou um outro árbitro em cabines do estádio amparado por toda tecnologia para informar aos sobre lances polêmicos.
Ta vendo, não é só brasileiro que fecha a porta só depois de roubado...

5 comentários:

  1. Essa decisão de usar tecnologia na soma das arbitragens, deveria ter sido tomada bem antes, mas como diz o ditado...
    "antes tarde, do que nunca"
    Mais uma vez, parabéns pelo texto!
    bju

    ResponderExcluir
  2. A tecnologia está aí para facilitar a vida do homem. Abrir mão deste recurso, nos expõe a todos: torcedores, organizadores, jogadores e a própria arbitragem, à situações ridículas como, por exemplo, a de se ter a cena de impedimento do primeiro gol argentino sobre o México, ser repetida no telão do estádio, aos olhos do juiz, que optou por manter o gol irregular, apesar de ter esta informação no momento da partida. Quando a FIFA impede a utilização de recursos tecnológicos ela não só está sendo arcaica, mas perpetuando injustiças como as que vimos nos jogos de Alemanha x Inglaterra e Argentina x México.

    ResponderExcluir
  3. Blatter deveria pedir desculpas em loco, no centro de Londres e na Cidade do México, ao verdadeiro roubo que aconteceu nos jogos dessas duas seleções! É inadmissível que uma instituição como a FIFA ainda seja tão retrógrada e antiquada no que diz respeito ao uso de novas tecnologias para evitar erros de arbitragem...
    Que fique bem claro, as desculpas não vão resolver nada! E outra, elas só só foram pedidas como bem disse você no texto "por pressão dos meios de comunicação e das seleções prejudicadas.". Além de interesses financeiros, obviamente. Já passou da hora da turma de seu Havelange abrir os olho. Vamos ver se em 2014 a desorganização vai continuar!

    ResponderExcluir
  4. Fazemos campanha pelo uso da tecnologia, dê uma olhada no site http://www.mafiadoapito.com.br, trás os erros da copa e do campeonato brasileiro

    Abraço,

    Fernando

    ResponderExcluir