segunda-feira, 5 de julho de 2010

Barcelona Bate recorde na geração de lucro



Por: Paulo Vitor Moraes


O clube catalão divulgou na última semana o seu resultado financeiro na temporada 2009-2010. E é de causar inveja a qualquer torcedor brasileiro. O Barça lucrou cerca de 11 milhões de euros (R$ 24 milhões).
Ocupando o posto que durante anos pertenceu à Real Madrid e Manchester United, o Barcelona é hoje o clube que tem a maior receita no mundo, registrando a entrada de 445,5 milhões de euros (R$ 975,7 milhões)nos seus cofres. E nada disso é por acaso.
O barça tem uma estrutura fantástica, e vê o seu quadro de sócios crescer a cada dia com as conquistas de títulos. As ações de marketing são responsáveis por 27% dessa receita.
Lendo uma reportagem sobre as finanças do Barcelona, me veio a curiosidade de saber como se lucra tanto.
Encontrei a resposta nas minhas pesquisas, e três palavras resumem os inúmeros textos que li: organização, seriedade e criatividade.
O clube possui várias lojas em Barcelona e em capitais de outros países, como em Tóquio. Nessas lojas se vende de tudo com sua marca estampada, desde peças íntimas femininas à gel para cabelo.
Ídolos de um passado recente também tiveram suas imagens exploradas para a venda de produtos. Ronaldinho Gaúcho e o camaronês Samuel Eto’o trouxeram um retorno fantástico ao seu caixa. Camisas com o nome dos dois jogadores eram vendidas numa quantidade absurda se comparada com a realidade brasileira. Na atual temporada o jogador responsável pela venda de milhões de camisas é o argentino Lionel Messi, considerado o melhor do mundo.
A captação de sócios é o principal trunfo de um departamento de marketing eficaz, por ser uma receita antecipada e entrar nos cofres do clube livre de vários impostos.
Hoje o Barcelona possui um quadro de mais de 100 mil sócios em dia com as suas mensalidades, o que gera 26% do total de sua receita.
Os fiéis adeptos tem em contrapartida várias vantagens, como descontos consideráveis na compra de produtos oficiais, pacote de ingressos para toda temporada, entrada exclusiva no moderno e confortável Camp Nou.
Toda essa competência e a criatividade do departamento de marketing na geração de valores astronômicos, dão ao Barcelona a condição de fazer uma proposta ao Liverpool de 30 milhões de euros (R$ 67 milhões) pelo volante argentino Javier Mascherano. Isso mesmo, o clube fará a proposta ainda esta semana para contar com jogador. O Barça pretende também negociar o marfinense Yaya Touré pelo mesmo valor, engordando assim o seu já recheado caixa.
A cada dia que passa, temos provas concretas de que um clube organizado, estruturado e que tenha profissionais preparados, terá resultados positivos em campo, seja a curto ou longo prazo.
E que todo esse profissionalismo sirva de exemplo para os clubes brasileiros.

8 comentários:

  1. é uma pena que o barcelona nao lucra tanto na venda de jogadores quanto o arsenal lucra =)

    ResponderExcluir
  2. Pois é, que os brasileiros peguem o bom exemplo! ;) Obrigada pela visita ao Respirando Futebol. Até logo.

    ResponderExcluir
  3. Fico imaginando como eles fazem pra colocar tanto torcedor no estádio. É claro que nem todos vão sempre aos jogos, mas em uma final, por exemplo, a maioria vai querer participar, como irá comportar tanta gente? Será que o modelo de sócio torcedor é diferente do brasileiro?

    ResponderExcluir
  4. Rodrigo, muitos clubes da Europa, adota o sistema de rodízio, quando o nº de sócios ultrapassa a capacidade do estádio. Aqui no Brasil, Internacional e Grêmio já utilizam esse sistema.

    ResponderExcluir
  5. Tomara que os dirigentes Brasileiros , aprendam e emespecial o do famigerado Bahia.

    ResponderExcluir
  6. caro amigo futebol e igual em qualquer parte do mundo, nunca dá lucro.O Barcelo, que você se referiu,Anunciou Tambem que recoreu a Bancos espanhois para fazer um emprestimo de 155 milhoes de euros ou seja,mais de R$ 300 de Reais para arcar com salarios de jogadores.Ou seja arecada-se muito,mas deve-se muito mais.

    ResponderExcluir
  7. O Barcelona realmente é um exemplo a ser seguido pelo Bahia, assim como o Inter-RS também é um ótimo exemplo.
    Porém esse lucro do Barça foi corrigido por um auditoria feita pelo novo presidente e que na verdade nem lucro foi e sim um prejuízo de mais de 70 milhões de euros.

    ResponderExcluir