
Por: Paulo Vitor Moraes
Ontem o novo treinador da seleção brasileira, Mano Menezes, divulgou os nomes da sua primeira convocação para o amistoso do dia 10 de agosto contra os Estados Unidos.
Existia uma tendência de renovação na lista de jogadores, até porque o presidente da CBF, Ricardo Teixeira, deu essa condição a Mano, e foi atendido. Nomes já esperados como Neymar, Ganso, Pato, André e Rafinha estavam na lista.
O treinador não teve muito tempo para analisar quais jogadores chamar, já que foi convidado a assumir o cargo na última sexta-feira. Tudo bem, é só a primeira convocação, e que se teve a preferência por jogadores mais jovens, mas me causou estranheza os nomes de Jucilei (volante do Corinthians), Jeferson (goleiro do Botafogo), Réver (zagueiro do Atlético MG) e Renan (goleiro do Avaí).
Ao assistir a convocação ao vivo pela TV, ouvi os buchichos dos jornalistas presentes na convocação, ao se falar nos nomes dos jogadores citados acima.
Lógico que Jucilei e Renan são jogadores que tem idade olímpica e estão sendo testados. Mas acho que as convocações de Rever e principalmente o Jeferson não tem justificativas. O segundo teve uma passagem pelo Cruzeiro marcada por falhas grotescas e o primeiro não passa de um zagueiro comum.
Jogadores como Fábio (goleiro do Cruzeiro) e Elias (volante do Corinthians) são jogadores que já merecem ser chamados.
Repito, Mano teve pouco tempo para fazer sua convocação, mas que nessa relação tem nomes estranhos, isso tem.